10/07/2014

Embrulhar o bebé ou swaddle the baby

Alguns especialistas defendem que os primeiros 3 meses, após o nascimento do bebé  é ainda uma fase de adaptação para o bebé. É a Teoria da Extero-gestação ou 4º trimestre.

Podem ver alguns videos do pediatra americano Dr. Harvey Karp aqui

Em resumo, 
Nos primeiros três meses os bebês são tão imaturos que não conseguem identificar-se como um indivíduo único e estranham estar fora do corpo da mãe. Sentem muita necessidade de colo, aconchego, peito (não só alimento físico, como a representação de um local de segurança) e a separação dos pais pode causar muita angústia, o que é representado pelo choro. Não é manha, nem manipulação, simplesmente não sabem lidar com a ausência do calor, aconchego, e isso é mais pronunciado em alguns bebés. 





Há (quase) 3 anos, usei a técnica do swaddle para embrulhar a Leonor. Consiste em embrulhar o bebé, para simular o útero da mãe, e não tornar tão drástica a mudança do bebé. A Leonor foi uma bebé bastante chorona, e dava para perceber que se sentia muito mais tranquila quando era "abraçada" desta forma. Ficava tão pacifica que adormecia rapidamente e usei esta técnica vários meses depois.
 Ainda hoje, para dormir, gosta do aconchego dos lençóis, mesmo em noites quentes.




como embrulhar


A técnica do  shhhh também funcionou muito bem, mas isso fica para outro post ;)



O Swaddle - abraço de pano - da CutxieCutxie




E vocês, usaram esta ou outra técnica? 

1 comentário:

  1. Sempre achei imensa graça a vê-los embrulhadinho assim, e ando a ponderar mesmo fazê-lo não só por ter lido também que eles adoram mas também porque como a baby nasce em Dezembro fica bem mais quentinha e aconchegada ♥

    ResponderEliminar